Múnus Educativo

 

PROGRAMA MÚNUS EDUCATIVO

AO VIVO: Sábado, das 9h às 10h    REPRISE: Segunda-feira, das 20h30min às 21h30min

 

Organizado pela Pastoral da Educação da Diocese de Itaguaí, o Programa Múnus Educativo quer ser, no entanto, um espaço aberto para a reflexão em comunhão com todas as Pastorais. Queremos proporcionar  reflexão de vários temas que contribuam com a formação humana. Queremos promover momentos de informação, cultura, estudo e entretenimento... Mas também queremos marcar nossa identidade católica no meio da Educação, tão carente de sinais de esperança. 

O Programa fundamenta-se no Catecismo da Igreja Católica

“... Cristo continua a exercer o seu Múnus sacerdotal por intermédio da sua Igreja. Cada qual participa segundo o seu lugar próprio na Igreja e as circunstâncias da sua vida: os sacerdotes, enquanto dedicados ao ministério pastoral, porque são chamados a permanecer assíduos na oração e no ministério da Palavra; os religiosos e religiosas em virtude do carisma da sua vida consagrada; e todos os fiéis, segundo as suas possibilidades...” (1175)

E aqui está a importância da escolha deste termo para nosso Programa: NOSSA MISSÃO DE LEIGO NO MUNDO! Isso já nos lembrava a Constituição Dogmátiva Lumen Gentium (do Concílio Vaticano II):

"Cada leigo (incorporados em Cristo pelo Batismo, constituídos em Povo de Deus e tornados participantes, a seu modo, do múnus sacerdotal, profético e real de Cristo) deve ser, perante o mundo, uma testemunha da ressurreição e da vida do Senhor Jesus e um sinal do Deus vivo. Todos em conjunto, e cada um por sua parte, devem alimentar o mundo com frutos espirituais (Gl 5,22) e nele difundir aquele espírito que anima os pobres, mansos e pacíficos, que o Senhor no Evangelho proclamou bem-aventurados (Mt 5, 3-9). Numa palavra: sejam os cristãos no mundo aquilo que a alma é no corpo..." (38)

Portanto, o Múnus Educativo é um compromisso de todos nós: pais, mães, professores, catequistas, padrinhos, madrinhas, sacerdotes... Todos que queremos seguir Jesus para construir um mundo melhor.

Apresentação:

Profª Joana Darc Venancio

Prof. Antonio Sérgio de Giacomo Macedo

Produção:

Jornalista Lenine Marques

 

 (Pe. José Eduardo, Lenine, Joana, Antonio Sergio)

(Gabrielli, Lenine, Joana, Dalva Fontella, Luiz Fontella, Antonio Sérgio)

(Luiz Felipe, Luiz Guilherme, Lenine, Joana, Luciane, Antonio Sérgio)

 (Antonio Sergio, Joana, Evandro, Leda, Rosi, Lenine)

 

"Mãe da Igreja, iluminai o povo de Deus nos caminhos da fé, da esperança e da caridade...

Confiando-vos, ó Mãe, o mundo, todos os homens e todos os povos, nós vos confiamos também

a própria consagração do mundo, depositando-a no vosso coração materno".

(São João Paulo II, Consagração do Mundo à Maria)