Igreja Matriz de São Francisco Xavier em Itaguaí, terá faixada inaugurada.
06/12/2016 19:36 em Diocese


A Igreja Matriz de São Francisco Xavier está entre os principais patrimonios culturais do Brasil e passa por uma ampla reforma de sua fachada. 

Os obras recuperou as quatro fachadas da Igreja Matriz e contou com recursos da Lei Rouanet que apoia projetos culturais por meio da isenção de impostos da empresa que se responsabiliza a patrocinar atividades dessa natureza. A empresa Itaguaí Construções Navais (ICN) entrou com uma cota de 20% garantindo o início das obras

A nova fachada reproduz a igreja no século XVII, os envolvidos na restauração fizeram uma pesquisa historica apronfundada do monumento e iconográfica. Assim, conseguiram ver como foi a construção da igreja e como deveriam escolher cada material para restauração.

A Inauguração contará com missa em ação de graças presidida pelo Bispo da Diocese Dom José Ubiratan Lopes e com o Coral Pe. Matteo Matteazzi da Catedral Diocesana de Itaguaí, regida pelo maestro Arthur Figueiredo.

A restauração completa da igreja fica em torno de R$3Mihões e foi aprovada pelo Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (IPHAN), orgão do ministério da Cultura.

 

COMENTÁRIOS