Dom José Ubiratan fechará a Porta Santa da Diocese de Itaguaí.
17/11/2016 17:42 em Diocese

Uma Porta Santa é uma porta especial em uma catedral ou em uma basílica, que é aberta apenas nos anos jubilares. Em geral, isso deveria acontecer a cada 25 anos (intervalo entre os anos santos ordinários). Mas pode ser aberta durante anos “extraordinários”, como fez João Paulo II em 1983. O Papa Francisco decidiu inaugurar o Ano Santo da Misericórdia, abrindo a Porta em 8 de dezembro de 2015; ela ficará aberta até 20 de novembro de 2016. O dia 8 de dezembro foi escolhido por ser a solenidade da Imaculada Conceição e marcar os 50 anos da clausura do Concílio Vaticano II.

Ao passar pela porta Santa você recebe uma indulgência plenária! Isso significa a remissão da pena temporal pelos pecados perdoados em confissão – sempre e quando o ato for acompanhado pela comunhão e pela confissão, e a pessoa fizer um ato de fé, rezar pelas intenções do Papa e realizar um ato de misericórdia.


O Papa Francisco disse que “haverá nesta ocasião uma Porta da Misericórdia, e quem passar por ela poderá experimentar o amor de Deus que consola, que perdoa e dá esperança”.

A Porta Santa é simbólica: ela representa o passo do pecado à redenção, da morte à vida, do não crer à fé. Jesus se descreve como “a Porta”. Precisamos entrar por ele para chegar ao Pai. A porta é a via da salvação.

Há também um simbolismo mariano, pois a Virgem Maria é a porta através da qual a salvação entrou no mundo. Abrir as portas na solenidade da Imaculada Conceição tem, portanto, um duplo significado.

O Bispo da Diocese de Itaguaí, Dom José Ubiratan Lopes, fechará neste domingo, durante a solenidade de Cristo Rei, a porta Santa desta diocese. Durante todo o Domingo, a Catedral da Diocese de Itaguaí estará aberta para receber peregrinos que quiserem passar, neste último momento, na porta santa.

O momento acontecerá na missa das 19h na Catedral Diocesana de Itaguaí e será transmitida ao vivo pela Cristoatividade Web Rádio.

Fotos: Pascom Diocesana de Itaguaí

Da Aleteia com Redação da Cristoatividade

COMENTÁRIOS