Congresso Familiar aconteceu na Diocese de Itaguaí.
27/11/2018 13:05 em Diocese

Na caminhada de três dias, de convivência fraterna, de espiritualidade e troca de experiências, os congressistas católicos  , ao  participarem  do IX Congresso Pastoral Familiar –Regional Leste 1, voltam para suas comunidades mais revigorados , com a certeza de que o “Evangelho da Família é a Alegria que enche o Coração e a vida”, que foi  tema do encontro, realizado de 16 à 18 de novembro, no Colégio Naval em Angra dos Reis.

_Vivendo o lema do Congresso: “Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo”, desejo a todos que esse encontro seja de grande proveito para todos_ declarou Dom José Ubiratan Lopes, bispo da Diocese de Itaguaí, anfitriã do encontro.

Na avaliação final do Congresso, Dom Ubiratan  agradeceu a presença do Arcebispo do Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, o Cardeal Dom Orani João Tempesta,  que celebrou a Missa de Abertura do evento. Ainda em seu discurso de agradecimentos, o bispo  se dirigiu  a Dom Antônio Augusto, Bispo Referencial da Pastoral Familiar Leste 1; a direção do Colégio Naval e a  todos os participantes e colaboradores que ajudaram na organização desse grandioso evento, que reuniu mais de 400 pessoas.

O tema central do evento foi ministrado por Dom Antônio Augusto, que durante as suas palestras frisou :”a família é organismo vivo e testemunha de fé”.  Ainda participaram como conferencistas: o padre Jorge Alves Filho, Karina e André Parreira, pe. Ademar Pimenta, Jorge Mendes e Silvana, Ronaldo e Tatiana, Maria Bárbara e Sávio Bittencort, Luiz e Kathia( casal coordenador Nacional da PF)  , Jorge e Neite( casal Núcleo de Formação e Espiritualidade da PF Leste l). 

“No mundo em que vivemos hoje, é importante as famílias cultivarem entre si a liberdade da consciência”, Dom Antônio Augusto

Envio e Missa de Encerramento  

Após as últimas palestras na manhã deste  domingo(18) e as conclusões do Congresso, e envio dos missionários,  aconteceu a  Missa de encerramento. A Celebração Eucarística foi presidida pelo bispo José Ubiratan e concelebrada por Dom Antônio Augusto, presbíteros e diáconos do Regional Leste 1.

Ao refletir sobre as Leituras, dom Ubiratan destacou a importância do relacionamento familiar. E  ressaltou: _Vamos conviver bem, hoje, com a nossa família, que é  Dom e Graça de Deus, daí viveremos bem o futuro- E  concluiu, com a  mensagem de Santa Terezinha:”Só temos o dia de hoje para amar a Deus”.

Após a santa Missa, os participantes se reuniram para o almoço e fotos que registram  momentos importantes  desse acontecimento, tão enriquecedor na vida desses missionários , que se doam para servir , gratuitamente  à  Igreja, através da Pastoral Familiar.

Próximo Evento em 2021

O Congresso da Pastoral Familiar é momento de formação e evangelização que acontece a cada três anos. E o  Regional Leste 1 da CNBB, é formado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro e Niterói e pelas Dioceses de Itaguaí, Barra do Piraí-Volta Redonda, Campos, Duque de Caxias, Nova Iguaçú, Valença, Petrópolis, Nova Friburgo e da Administração Apostólica São João Maria Vianney.

Como homenagem de agradecimento, o comte do Colégio Naval, Serafim recebeu  das mãos do bispo José Ubiratan, uma placa comemorativa do  IX Congresso Familiar do Regional Leste 1.

Ainda dentro da programação cultural, momento de diversão com o grupo teatral do  Zequinha Miguel e da Folia de Reis.

A imagem peregrina da Sagrada Família já tem destino certo para o próximo Encontro da Pastoral Familiar , que será em Valença. Padre Júlio, da Diocese de lá, acolheu com muita alegria a imagem,  que percorrerá as paróquias daquela região até a realização do evento em 2021.

Informações da http://dioceseitaguai.org.br/

COMENTÁRIOS