Dom José Ubiratan lembra o 4° ano em que Dom Vital chegou ao céu.
11/06/2018 - 22h55 em Diocese

Na Missa desta Segunda Feira na Catedral Diocesana de Itaguaí, o Bispo da Diocese de Itaguaí, Dom José Ubiratan Lopes, lembrou do 4° ano de falecimento de Dom Vital Wilderink, Bispo Emérito da sua Diocese.

Durante a homilia, Dom José Ubiratan lembrou da santidade de Dom Vital e o quanto ele foi importante para esta Diocese: "Ele fundou e organizou essa diocese. E uma de suas grandes características era a sua Santidade". Dom Vital faleceu no dia 11 de Junho de 2014 em um acidente de carro, em Rio Claro, no sul do Rio de Janeiro. 

Dom Vital Wilderink, membro da Ordem do Carmo-Carmelitas, natural de Denventer, Holanda, recebeu no batismo o nome de João Geraldo. Após três anos de formação em um seminário menor na Holanda, foi designado para o Brasil, e em janeiro de 1949 chegou em Itu (SP), onde completou os estudos do seminário menor.

No ano de 1951, em Mogi das Cruzes (SP), ingressou para o noviciado, no fim do qual fez sua primeira profissão religiosa. Fez os estudos de Filosofia em São Paulo e depois foi enviado para Roma para concluir os estudos teológicos, no Colégio Internacional dos Carmelitas. Foi ordenado presbítero em 07 de julho de 1957 em Roma, Itália, e nomeado bispo em 14 de junho de 1978, sendo ordenado em 13 de agosto do mesmo ano, em Volta Redonda (RJ).

De 1978 a 1980, foi bispo auxiliar de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) e vigário episcopal de Angra dos Reis e de Itaguaí (RJ); foi presidente da Comissão Pastoral da Terra – regional Rio de Janeiro; de 1991 a 1994, foi membro da Comissão Episcopal de Doutrina; de 1987 a 1990 e de 1995 a 1998, foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral – Dimensão Bíblico Catequética. Dom Vital foi membro do Departamento de Catequese do Conselho Episcopal Latino-americano, delegado à Assembleia Espeical do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembleia da CNBB e confirmado pelo papa João Paulo II, em 1997. Também foi delegado do Sínodo sobre a Vida. Tinha como lema: "Testemunhar o Evangelho da Graça de Deus". 

COMENTÁRIOS