Pe. Eduardo tomará posse na Missa em que Pe. Luiz Antônio se despede como pároco de N. Sra. Das Graças.
02/05/2018 - 14h12 em Paróquias

Amanhã, Quinta-Feira, (03/05) o Pároco da Catedral São Francisco Xavier, Pe. José Eduardo Moura Lima tomará posse como administrador na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Muriqui, distrito de Mangaratiba, costa verde do Rio de Janeiro.

Conforme divulgou através do seu facebook, Pe. Luiz Antônio disse que a Santa Missa será a de posse do Pe. Eduardo e a última dele como pároco. A Celebração Eucarística está prevista para às 19:00h.

A diferença entre pároco e Administrador paroquial.

"Pároco é o pastor próprio da paróquia a ele confiada; exerce o cuidado pastoral da comunidade que lhe foi entregue, sob a autoridade do Bispo diocesano, em cujo ministério de Cristo é chamado a participar, a fim de exercer em favor dessa comunidade o múnus de ensinar, santificar e governar, com a cooperação também de outros presbíteros ou diáconos e com a colaboração dos fiéis leigos, de acordo com o direito.” (Cân 519)“ O administrador paroquial tem os mesmos deveres e os mesmos direitos que o pároco, salvo determinação contraria do Bispo diocesano.” (cân. 540, §1). Podemos de modo objetivo e simplório entender que o pároco e o administrador exercem a mesma função, porém há uma diferença na questão da nomeação e do tempo que cada um deve ficar a frente da paróquia. O Pároco é nomeado para uma função mais estável (fala-se em 6 anos) e o administrador possui um cargo mais instável, provisório até, podendo ser transferido a qualquer momento.

 

 

COMENTÁRIOS