Missa, Procissão, Teatro, Festa, veja como foi o dia 3 de Dezembro na Catedral São Francisco Xavier
04/12/2017 11:20 em Novenários

Reportagem: Viviane Pinheiro

Ontem, 03 de Dezembro, foram realizadas 2 missas na Catedral Diocesana de Itaguaí. Às 08:00h a Celebração Eucarística foi presidida pelo Neo Sacerdote Pe. Bruno que fez uma bela e clara homilia, sintetizando as passagens da primeira e segunda leitura e como base o evangelho.

Na missa das 17h a Santa Missa foi presidida pelos Padre José Eduardo e concelebrada pelo Padre Bruno Santiago. Animada de forma belíssima pelo Coral Padre Matteo.

Padre José Eduardo iniciou sua homilia lembrando que neste domingo iniciava um novo ano Litúrgico. E os Evangelhos vêm nos concedendo sinais de vigilância. O Cristão é chamado a fé em esperança e preparação no Senhor que virá.

A igreja nos convida a acordar de acordo com a segunda leitura. Nós somos chamados a esperar na figura do porteiro. São Paulo diz que precisamos esperar um novo Céu e uma nova Terra com justiça. E nesse dia julgar-se a os vivos e os mortos.

Nós somos filhos da luz. O advento nos convida a uma nova esperança. O salmista diz que nosso auxílio está no nome do Senhor Jesus. Precisamos estar vigilantes com a lâmpada da fé acesa em nosso coração.

Abandonemos a vida velha. Vícios, fofocas, brigas, urgias, falta de perdão, corrupção entre outros pecados e preparemos para a vinda do Senhor. Como diz a bela canção do Ricardo Sá da comunidade Canção Nova, “Mas o Senhor virá, Ele não tardará!
Que eu seja santo, santo, santo,pois Deus é santo, santo, santo.”

Jesus é um coxo a ser contemplado. Deus na sua infinita misericórdia enviou seu filho único para nos salvar. Por isso precisamos nos esvaziar de nós mesmos para que o projeto de vida do Senhor nos preencha e fiquemos cheios do Espírito Santo de Deus.

Seguindo o exemplo de Maria que esvaziou-se de si mesma. Abriu mãos dos seus sonhos, projetos, idealizações para fazer a vontade de Deus. Ou como Francisco Xavier que era vaidoso e ambicioso, mas largou tudo para viver sua santidade missionária e encontrou aquele que verdadeiramente deu sentido a sua vida: Jesus. Todos os dias somos chamados a fazer escolhas. Decida como Maria e São Francisco Xavier. Opte por Jesus como centro da sua vida.

Quem deposita sua história em Deus encontrará alegria. Não será fácil pois o caminho é de dor e lágrimas, mas o final será de glória. Glória vinda do Senhor. Quando sentir-se perdido volte ao princípio da sua vida, o Evangelho. Ele falará em seu coração e mostrará o caminho a seguir. Não desista! Persista! Pois ser de Deus vale a pena!

 

Logo após a Santa Missa, aconteceu a procissão que passou pelas ruas do Centro de Itaguaí e retornando a Catedral pudemos acompanhar as apresentações da Comissão de Artes Cênicas da Catedral São Francisco Xavier que apresentou um resumo da conversão de Francisco Xavier. A noite festiva pelo padroeiro da Diocese de Itaguaí terminou com um grande festival de pastel. 

COMENTÁRIOS